Biografia | O Artista

Carlos Alberto de Araújo Filho (São Paulo, São Paulo, 1950) é pintor, desenhista e litógrafo. Iniciou na pintura aos 13 anos, de forma autodidata, com o painel Alegoria ao Carnaval. Se formou em engenharia civil em 1975, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

 

Em 1973 foi convidado a participar da exposição "Imagens do Brasil", em Bruxelas com a obra "O próximo passo", executada dez anos antes. Sua primeira exposição individual foi realizada em 1974 no Museu de Arte de São Paulo. Em 1979, criou o painel intitulado "Independência" para a exposição "5 séculos de arte no Brasil", realizada no MASP. Naquele mesmo ano, apresenta também no MASP uma exposição com temática metafísica em grandes painéis incluindo "O últimos dos Tapuias", "O centauro de Bourdelle brincando com a morte" e "Sonhos de São Jorge".

 

Por ocasião da beatificação do Padre José de Anchieta, sua obra "Anunciação" foi doada pelo governo de São Paulo à Sua Santidade o Papa João

Paulo II. Desde 1980 a obra encontra-se nos Museus do Vaticano.

 

Ao final dos anos 1980 morou em Paris e lançou a monografia “ARAÚJO”, por Claude Draeger. Também produziu e lançou em Paris uma série de litografias, a convite da editora Arianne Lancel, que retratavam a dicotomia humana: Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse”. A partir dessa publicação Araújo adentrou ao mundo espiritual, mergulhando em estudos bíblicos e transformando o rumo de sua pintura.

 

Desde 1994 inicia o projeto de ilustração em grandes painéis e litografias para a edição completa da Biblia Sagrada. Cenas dessa obra são apresentadas no ano 2000 na Praxis International Art, em Nova York. 

Lançou em 2007 o livro “Bíblia Citações” com 1028 pinturas. A partir dessa obra foram feitas inúmeras exposições de temas espirituais, abrindo com o conjunto de obras “Gênesis”, em 2015, o espaço de exposições do Pantheon, em Roma.

“Uso meu trabalho para despertar, em cristãos, budistas, ateus e em qualquer outro ser humano, a mensagem divina de amar e cuidar do próximo”

Carlos Araujo

© 2021 por Carlos Araujo. 

  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube