Publicações | A Mensagem

O primeiro livro realizado trata de cenas vistas e vivenciadas em viagens pelo Brasil, constatando diferenças sociais, sofrimento e felicidade, que tanto marcaram o artista. Em seguida, ao ser convidado a realizar o livro-objeto "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse", foi introduzido ao tema espiritual,

através da Bíblia. A partir de então, durante 25 anos, foram pintadas cenas do Antigo e Novo Testamento, do Gênesis ao Apocalipse, lançando em 2007 o livro Bíblia Citações. Hoje em dia o trabalho continua a ser desenvolvido, aprofundado na temática espiritual.

Em suas notas de trabalho, que constituem um comentário analítico de tocante lucidez, Carlos Araújo reencontra com naturalidade os toques leonardianos ou michelangelescos para evocar seus métodos de trabalho, o curso de seu pensamento, os pontos de ancoração de sua visão entre os arrebatamentos do sentimento e as exigências da feitura".

Pierre Restany (1930-2003)

Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse

Projeto iniciado em 1985 de “livro-objeto” de litografias, editado por Arianne Lancell, inspirado no texto do Apocalipse de São João de Patmos e Vicente Blasco Ibáñez.

ARAUJO

Editado por Claude Draeger e publicado pela editora Anthese em 1984.

 

O livro contém algumas de suas obras iniciais, apresentando os estilos e temas do artista no começo de sua jornada.

Bíblia Citações

Lançado em 2007 pela editora ARTinspirit.

 

O livro é apresentado em 684 páginas, 1028 ilustrações, 118 capítulos e 1765 versículos do Livro do Gênesis ao Apocalipse em sua Tradução Ecumênica.

 

As obras inspiram ao aprofundamento de ensinamentos, em textos sempre atuais, que nos indicam desde o princípio o caminho de nossa evolução espiritual. 

Pinturas Antigo e Novo Testamento

Lançado em 2010, este livro traz uma nova seleção de quadros do artista para serem apresentados junto às passagens do antigo e do novo testamento da Bíblia.

Gênesis

Publicado em 2013 por Capella Editorial.

 

O livro foca nas histórias bíblicas sobre o início do universo e traz mais de 50 imagens retratando este capítulo.

A Arte e a Sacralidade na Arte

Livro editado por Jacob Klintowitz e publicado pelo Instituto Olga Kos em 2018.

 

Retrata algumas das imagens mais atuais do artista, com fotos das atividades de inclusão cultural que participou.

© 2021 por Carlos Araujo. 

  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube